Curta a nossa página
 
15/11 19h16 2017 Você está aqui: Home / Cidades Redação Imprimir postagem

'Halo solar' é registrado no interior do Piauí; veja imagens

Internautas do interior do Piauí registraram nesta terça-feira (14) círculos coloridos ao redor do sol. O ‘halo solar’ ou fotometeoro, como é mais conhecido o fenômeno é incomum e foi registrado nesta terça-feira na cidade de Esperantina, Norte do Piauí. Em geral, o halo solar representa momentos de umidade elevada para a região em que aparece.

Segundo o geógrafo e climatologista, Werton Costa, trata-se de um fotometeoro, por ser um fenômeno que envolve a difusão da luz. “O halo é chamado de fotometeoro. Um fenômeno provocado pela luz do sol que simula um arco-íris. Não se vê um arco-íris, mas um anel”, conta o climatologista lembrando que halo em grego, significa anel. Ele conta ainda que trata-se de um anel que reproduz as cores do arco-íris. “A luz branca do sol libera todos os espectros luminosos”, pontuou o especialista.

O fenômeno se dá a partir do momento que o sol atravessa nuvens cirrus. “As nuvens cirrus provocam o halo. São nuvens altas, de altitude superior a 10 mil quilômetros e elas são formadas essencialmente por cristais de gelo”, comentou Werton Costa acrescentando que como cristais estas nuvens atuam na fragmentação da luz solar. A quebra resulta na formação do halo em volta do sol.

Partículas de gelo ou poeira suspensos na atmosfera colaboram para halo (Foto: Kléber Oliveira)(Foto: Kléber Oliveira)

“O sol fica em posição centralizada em relação às nuvens cirrus. A duração é desde alguns minutos ou mais tempo porque as nuvens estão em movimento. Enquanto aquelas nuvens se mantiveram na condição cristalizada”, contou o climatologista acrescentando que a visualização do halo depende do ponto de vista de visualização do fenômeno.

As nuvens representam um indicador de umidade. “Significa que próximo do ponto do observador está chovendo. Já está se iniciando uma estação chuvosa e quando cai parte da água se evapora, é transportada pelos ventos e a proximidade de chuva está bem próxima”, finalizou Werton Costa.

Fonte: G1 PI 


  Tags:

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.