Curta a nossa página
 
19/09 09h52 2017 Você está aqui: Home / Geral Redação Imprimir postagem

Piauí registra mais de 2 mil focos de incêndios em setembro

A região mais crítica é do Cerrado com 42% do total. Em Uruçuí, até o momento foram 399.

Nos primeiros 18 dias de setembro já foram registrados 2099 focos de incêndio em todo o Piauí. A região mais crítica é do Cerrado com 42% do total. Em Uruçuí, até o momento foram 399. Os dados sao baseados no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Boletim diário de focos de calor

De acordo com o superintendente de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Semar), Carlos Antônio Moura Fé, o mês é de risco crítico, mas que várias ações preventivas estão sendo realizadas, principalmente nos seis municípios dos Cerrados que possui maior número de focos.  

Ele disse que equipes da Semar estão na região para treinar os agricultores a fazer a queimada controlada, já que nesta época qualquer fagulha que sai do controle pode provocar grandes incêndios. 

“Os agricultores estão recebendo conhecimentos e capacitação para que essa prática seja controlada e não se transforme em grandes queimadas. E este é o único fogo permitido, desde que seja autorizado pelo Município e pelo Estado, já todos os outros são criminosos”, destacou o superintendente da Semar. 

Segundo Moura Fé, Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro e Ribeiro Gonçalves são as cidades mais críticas. “Treinamos e equipamos brigadas com veículos, fardamentos que fazem o monitoramento dos focos para que eles não se alastrem”, afirmou.

O especialista ressalta que não seja feito focos entre as 10h e as 16h, horário mais quente e que o fogo se propaga com maior agilidade e intensidade.

Fonte: Cidade Verde 

 


  Tags:

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
lista mais

Artigos relacionados